ARTIGOS

B-Link Securitizadora: Ata do Copom sinaliza manutenção no ciclo de alta da Selic em 2022!

21/06/2022

O Banco Central indicou que há necessidade de manter a taxa básica de juros em nível elevado por período prolongado para levar a inflação a patamar próximo à meta fiscal em 2023, conforme ata do Comitê de Política Monetária publicada nesta terça-feira (21), reforçando a mensagem que pretende fazer novo ajuste igual ou menor que 0,5 ponto percentual na Selic em agosto. Economistas avaliam que o Banco Central adotou um tom mais realista e uma postura mais dura para combater a inflação devido a uma alta de preços mais persistentes não só no Brasil como em too o mundo. No documento, a autoridade monetária admitiu que a inflação não deve convergir para o centro da meta em 2023, apesar da expansão do ciclo de alta de juros, e disse que que a Selic vai precisar subir mais e permanecer em um patamar mais alto por mais tempo.

O BC vinha indicando nos últimos meses que pretendia encerrar o ciclo de alta de juros no Copom da semana passada, com a Selic em 13,25% ao ano, mas admitiu já no comunicado divulgado após a reunião da semana passada que deve aumentar em mais 0,5 ou 0,25 ponto percentual no próximo encontro, no começo de agosto.

O Comitê reforça que a incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e políticas fiscais que sustentem a demanda agregada pode trazer um risco de alta para o cenário inflacionário e para as expectativas de inflação. De acordo com a ata, o crescimento de grandes economias tem sido revisado para baixo, tanto para este ano quanto para 2023, em função da expectativa de reversão dos estímulos implementados durante a pandemia, destacando revisões negativas de crescimento na China, em parte refletindo a política de Covid zero. O Comitê já antecipa também uma desaceleração da atividade global nos próximos trimestres, em função das tensões geopolíticas e do aperto na política monetária e nas condições financeiras em curso em diversas economias mundiais.

Na esfera nacional, o BC afirmou que os indicadores sinalizam crescimento econômico maior do que o previsto, com o mercado de trabalho em recuperação, ressaltando que o PIB do primeiro trimestre apontou ritmo de atividade acima do esperado, mas lembrou ainda que a defasagem da política monetária deve fazer com que o ciclo de alta da Selic impacte a economia mais fortemente a partir do segundo semestre deste ano, levando a uma desaceleração da atividade.

Os analistas da B-Link Securitizadora acreditam que devemos ter uma nova alta de 0,5 ponto percentual na próxima reunião, encerrando a taxa Selic para o ano de 2022 com a Selic em 13,75%. Claro que é muito importante acompanhar os próximos indicadores inflacionários para ser mais assertivo nessa opinião, mas temos alguns sinais de arrefecimento da inflação com o IPCA divulgado em maio vindo abaixo do esperado. Vale acompanhar.

Sempre ressaltamos aos nossos clientes e parceiros as dificuldades na gestão do seu negócio dentro de um ambiente tão volátil e desafiador e da importância do gerenciamento do caixa e das diversas alternativas disponíveis que o mercado oferece para as empresas. Agende uma reunião com os nossos especialistas. Certamente iremos lhe auxiliar no melhor gerenciamento do seu fluxo financeiro e encontrar as melhores soluções financeiras disponíveis para o seu negócio.

B-Link Securitizadora: Conectando Valores, Viabilizando Negócios!

NOTÍCIAS

Mais Lidas